quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

DESEMPREGO

A CRISE DO DESEMPREGO NO BRASIL.

É notório que a crise econômica atual contribui de forma significativa para o aumento do desemprego no Brasil. Dentre os motivos que influenciaram para se chegar a esta situação, podemos citar: a falta de investimentos do Governo em infraestrutura, a alta taxa de juros e, principalmente, a pouca especialização dos trabalhadores de baixa renda.
Com baixos investimentos governamentais em setores fundamentais da economia, as empresas nacionais acabam tendo o seu produto final encarecido. Um bom exemplo disso é a indústria da soja que conta com ferrovias obsoletas e ineficientes, algumas rodovias em estado precário e esburacadas, escassez de armazéns e portos sobrecarregados, tudo isso dificulta o escoamento da produção e deixa a soja brasileira mais cara.
A alta taxa de juros trava ainda mais a economia e reduz o poder de compras dos trabalhadores. Para tentar reaquecer o mercado interno, o Governo Federal deve aprovar um pacote de medidas com isenções fiscais para a construção civil, diminuição da taxa de juros para a área de serviços e isenção para os setores de confecção, calçados, móveis e software.
Dentro de todo este cenário econômico, as famílias de baixa renda foram as que mais perderam postos de trabalhos. No Sul e Sudeste, a taxa de desemprego é menor do que em regiões como o Norte e o Nordeste. Isso está diretamente ligado à baixa escolaridade e, principalmente, a pouca especialização da mão de obra.

Por fim, a situação econômica do Brasil tem solução, mas envolve principalmente um grande esforço político, com a criação de um pacote econômico elaborado pelo Governo Federal e com aprovação do Congresso Nacional, caso contrário, as empresas continuarão demitindo e o cenário que já não é bom, ficará ainda pior. Redação escrita por Holden Caulfield.

Nenhum comentário:

Postar um comentário